O Conselho Jovem Empreendedor (CJE) é um órgão vinculado à Associação Comercial e Empresarial de Marília (ACIM). Fundado em 2008 como Núcleo de Jovens Empreendedores (NJE) e reativado em 2018 como CJE, o CJE é composto por pessoas jurídicas e profissionais liberais associados à ACIM, devidamente habilitados para o exercício de suas funções.
Congregar jovens empresários, executivos e profissionais liberais da região da ACIM, promovendo o espírito empresarial e associativo através da participação ativa nas atividades da ACIM e seus conselhos.
Servir como um espaço para análise, estudos, pesquisas, treinamentos e debates, incentivando a integração do jovem empresário na dinâmica empresarial moderna e estimulando a capacidade empreendedora.
Manter intercâmbio e integração com conselhos e entidades similares de outras localidades, facilitando o desenvolvimento por meio da troca de experiências de interesse mútuo.
Impulsionar o desenvolvimento e o progresso do município, da região e do Estado, promovendo a livre iniciativa e colaborando com os poderes constituídos.
Organizar e promover, individualmente ou em parceria com outras entidades (governamentais ou privadas) sem fins lucrativos, eventos empresariais e culturais relevantes para a classe representada e a comunidade, além de estimular a criação de entidades semelhantes em outros municípios da região e do Estado.
O CJE possui uma estrutura organizacional que inclui Diretoria, Coordenadoria Executiva, Conselho Pleno e Conselho Consultivo.
A Diretoria é responsável pelo direcionamento estratégico e representação do conselho.
A Coordenadoria Executiva coordena a execução de projetos e ações.
O Conselho Pleno, composto por todos os conselheiros, participa ativamente dos projetos.
O Conselho Consultivo, formado por ex-diretores executivos e outros membros, oferece orientação e pareceres.
Empresas associadas a ACIM e representadas pelos conselheiros ou não que mantém, sustenta, defende ou protege a visão, missão e valores do CJE, financiando suas ações e projetos.
As reuniões do CJE ocorrem mensalmente, e uma vez associado a presença dos conselheiros é obrigatória em reuniões ordinárias e eventos.
Existe uma contribuição financeira mensal dos conselheiros, no valor simbólico de R$ 20/ mensal + Associação na ACIM - Associação Comercial e de Inovação de Marília, para ajudar com as ações e projetos internos e externos do conselho.
O Mandato dos membros dirigentes é de um ano, e existem regras para a perca do mandato.
As reuniões ordinárias ocorrem toda segunda Quinta feira de cada mês, totalizando 12 reuniões por ano. Com foco em discutir as ações e eventos organizados pelo conselho e seu impacto na região. A Agenda é pública e aberta para quem deseja participar, comunicando participação através do formulário.
Entidades e Empresas que mantém, defende e sustenta os princípios do CJE.